Veja onde estão as maiores usinas de energia solar do mundo

A Topaz é a maior usina de energia solar do mundo

A Topaz é a maior usina de energia solar do mundo

Ivanpah Solar Electric Generating System, localizado próximo da fronteira entre Califórnia e Nevada, nos Estados Unidos, já foi considerado um dos maiores geradores de energia solar do mundo, ou seja uma verdadeira usina de energia.  Em plena capacidade, ele produz um total de 392 megawatts (MW) de energia solar. Isto é eletricidade o bastante para abastecer 140 mil casas da Califórnia e evitar que sejam emitidas cerca de 400.000 toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente à remoção de 72 mil veículos da estrada.

Antes da Ivanpah, a Shams Power Company, em Abu Dhabi, era considerada a maior usina de energia solar do mundo. Sua estação tem capacidade para gerar 100 MW e pode fornecer energia a 20.000 casas no país, reduzindo as emissões de CO2 em 175 mil toneladas por ano. A Shams é composta por 258.048 espelhos parabólicos para coletar a luz solar.

Atual campeã em tamanho e produção de energia solar

Mas qual é a atual campeã? Segundo especialistas, atualmente, a Topaz é a maior usina de energia solar do mundo. Ela também está na Califórnia, no condado de San Luis Obispo. A construção foi feita pela First Solar e é capaz de gerar mais de 500 megawatts. Ela é composta por aproximadamente 9 milhões de painéis solares espalhados por uma área de 24 quilômetros quadrados. Tudo isso instalado em uma área de cerca de 25 km², o equivalente a 3450 campos de futebol .

A gigante de energia solar no Brasil

Aqui no Brasil também estamos caminhando para termos uma grande usina. Ela está em construção na cidade Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, e a previsão é que seja inaugurada no final de 2017. A O empreendimento foi batizado de projeto Ituverava e é financiado pela empresa italiana Enel Green Power. Ela terá capacidade de 254 MW (megawatts) e a produção anual de energia esperada é de 500 GWh (gigawatts/hora). Isso significa que teremos a maior usina de energia solar da América Latina.

(Fonte: Portal Solar)

Peça seu orçamento!