Afinal, energia solar fotovoltaica vale realmente a pena?

É provável que você esteja vendo constantemente alguma notícia sobre a energia solar fotovoltaica ou algum colega comentando a respeito de seus benefícios. Mas também já pode ter passado por sua cabeça o seguinte pensamento: “será mesmo que ela vale tanto a pena assim?”. A resposta é “sim”. Além de trazer economia e retorno total do investimento em cerca de 5 a 7 anos a energia solar é limpa e renovável contribuindo significativamente para a sustentabilidade do planeta.

Para ajudá-lo a entender essa questão, colocamos abaixo alguns pontos importantes sobre um sistema de energia elétrica solar fotovoltaica. Assim, você terá mais informações à mão no momento de tomar sua decisão.

Como o sistema de Energia Elétrica Solar da EBES funciona?

Os painéis solares captam a luz solar através de células fotovoltaicas e a transformam em energia elétrica de corrente contínua. Depois o inversor converte a energia contínua para corrente alternada que é o formato utilizado em nossas tomadas.

Quais benefícios eu tenho ao instalar um sistema de Energia Elétrica Solar da EBES?

Muitos. Entre eles, estão: com um investimento melhor do que renda fixa, você tem uma redução de até 95% da sua conta de luz; valorização do seu imóvel em cerca de 8%; planejamento a longo prazo dos gastos com energia; saber que você utiliza uma tecnologia inovadora que não agride o planeta e colabora com a preservação do meio ambiente; redução da produção de gases poluentes que causam o efeito estufa; retorno total do investimento em cerca de 5 a 7 anos, entre outros.

A Manutenção do sistema de energia solar é cara?

Não, pelo contrário, muito barata. Basta uma limpeza simples pano nas suas placas se elas ficarem muito sujas. Até mesmo a chuva já poderá se encarregar dessa limpeza na maioria das vezes.

Os painéis solares são resistentes ao granizo?

Sim. Veja mais informações neste post da EBES – Sistemas de energia solar fotovoltaica suportam até chuvas de granizo.

Quantos dias são necessários para instalar o sistema fotovoltaico na minha casa?

Em média em apenas 3 dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema).

Eu posso instalar um sistema de energia solar com baterias e dar adeus a distribuidora?

Pode, isso chama-se “Sistema de Energia Solar Autônomo ou Isolado”, mas isso vai custar bem caro e tem que ser muito bem planejado. Se você calcular um sistema “pequeno” demais correrá o risco de ficar sem energia na sua casa. Além disso as baterias vão precisar de manutenção ao longo dos 25-30 anos de vida do seu gerador solar. Por isso, converse com os engenheiros da EBES para ter a melhor orientação a respeito.

O sistema de energia solar faz barulho?

Não, ele não gera nenhum barulho.

Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado ou geladeira com energia solar?

O sistema de energia solar é, normalmente, conectado no seu quadro de luz. Desta forma a energia que os painéis produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa).

Como o sistema de energia solar funciona à noite?

Ele não funciona de noite. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo da noite.

Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?

Não, infelizmente a maioria das Distribuidoras de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e além disso tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta também. Mas você consegue reduzir em até 95% o que você paga na conta de luz.

Se até o fim do mês eu produzir mais energia do que eu consumi eu posso vender este excedente para a distribuidora?

De acordo com a Resolução 482/12 da Aneel, se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente vai virar um crédito para você e esses créditos têm 36 meses de validade contando do mês que foi criado. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico calcule para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome.

E se houver um racionamento de energia? O sistema de energia solar me ajuda?

Sim. Em 2001, quando tivemos a primeira Crise de Energia, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências e quem ultrapassasse pagava multa. Se você tem um gerador de energia solar você produz a sua energia e não paga multa se houver racionamento de novo.

Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?

O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais.

Após os 25 anos do sistema FV o que acontece? Ele perde totalmente a utilidade ou continuará funcionando com uma eficiência mais baixa?

Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito). Eles têm uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.

(Com informações do Portal Solar – www.portalsolar.com.br)

Peça seu orçamento!